terça-feira, fevereiro 21, 2006

Esta vida de estudante..

Desprezíveis leitores deste tão agraciado blog, hoje como já devem ter percebido, venho inspirado pelo regresso às aulas neste meu provavelmente último semestre no ISEL, Quem não se lembra da nostalgia de começar as aulas, disciplinas novinhas, prontas a estrear, professores novos, prontos a chatear.
É uma altura do ano em que toda a gente pensa que é capaz de tudo, a chamada "tusa do mijo" por assim mal e porcamente dizer, São filas intermináveis de pessoas que se querem inscrever, são motins de outras pessoas que se amontoam para ver os horários, todos falam alto, todos dizem agora é que é, agora é que vai ser, e depois juntam-se no bar para tomar o café, e depois saem todos cá para fora para fumar porque entrou a lei que proíbe de se fumar nos bares, e ao entrar a lei saíram os fumadores, Enfim é uma azáfama tal que até parece uma universidade muito à frente, mas só durante duas semanas, ao fim ao cabo, é esse o tempo que leva as pessoas a entrar na rotina e a desaparecerem novamente de vista, para voltarem algumas, não todas, quando for a época dos exames.
Pois bem, mas o que vos queria hoje contar, e a razão da minha súbita inspiração, surgiu da minha primeira aula do dia, logo às 8h da manhã, com apenas quatro alunos (parece que o bar para a maioria dos alunos é a sala de aula nesta primeira semana, e até tem número e tudo, 13 assim é), O que acontece para certos professores serem tão atrasados mentais? Este meu prof que fala com ar zingão e altivo, deve ter alguma dependência com uma droga chamada orgulho, O seu objectivo não será ensinar bem, nem ganhar o respeito pela sabedoria, o seu objectivo é, e segundo as suas palavras, atingir um nível de presenças na sala na ordem dos 80% + alfa, ou seja e segundo as suas contas, mais de 15alunos por aula o que, se considerarmos que a turma tem 20alunos, vai ser um objectivo bastante complicado... Mas o seu objectivo de encher a sala prende-se com um motivo apenas: mostrar a todos os outros profs como a sua disciplina é um cadeirão, e assim obter o respeito de todos, Também disse: quem não se lembrar de cousa nenhuma sobre o psicrométrico, está desde já reprovado, o que admitimos que para um aluno do último ano do curso com mais ou menos sete cadeiras para fazer, não é cousa bonita de se ouvir.
O que vale é que há sempre quem já saiba estas estúpidas fraquezas destes profs, e nos diz que basta irmos ás aulas e nos sentarmos em frente ao prof., que no final do semestre ele lembra-se da nossa cara e dá-nos o 10 só por o termos ajudado a manter o estatuto de prof. do cadeirão, Otários... Para acabar a aula de apresentação só faltava mesmo a conversa de sempre, o plano Bolonha, não se trata do delicioso esparguete à bolonhesa, não, trata-se do amargo plano europeu que procura estragar as contas de quem estava a pensar ser licenciado com 5 anos de estudo, E então volta a conversa de que tudo vai mudar na cadeira (quando nada nunca muda quando o prof é o mesmo) e que não vamos ser nada, que mais vale a pena ir trabalhar pró restaurante, ou prás limpezas, porque a vida tá difícil e provavelmente vamos tar 1/2 anos á procura de trabalho sem ofertas nenhumas (de manhã soube de um amigo nosso que bazou do ISEL agora porque se inscreveu no centro de emprego e, inesperadamente?!, arranjou trabalho 3 dias depois, e 3 horas depois de concluída a entrevista... e não foi a servir à mesa...).

Mudando de assunto, gostaria de informar todos os prezados leitores, agora já com melhor humor depois de desabafar, que o porquinho Tó fartou-se das maçãs e do spray de alcool e foi tirar umas férias até ao Brasil, não se sabendo qual será a data do seu regresso, Para vocês deixo a sua nota de despedida:

"Uuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiíííííííííííííííííííí Uíiii UUUUuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuí"

De salientar que este texto foi escrito em honra do ZéZé Saramago (desta vez a escrita está realmente idêntica, sem erros ortográficos), Simão devolve-me o livro!

Para finalizar, quero dar os parabéns à minha namorada Sílvia, por me estar a aturar à 22 meses e 3 dias, Obrigado do fundo do heart, angel!!

Sem mais de momento, agradecendo a vossa estimável paciência

Abraços Riscados

Sem comentários: