terça-feira, outubro 10, 2006

A arte da guerra




Há 3.000 anos, Chuan Tzu escreveu o clássico “A arte da guerra”, em que definiu as cinco regras básicas do combate. Estas regras podem ser aplicadas no nosso dia-a-dia, mas não podem ser aplicadas numa batalha campal. E as regras são:

A fé: antes de entrar numa batalha, é preciso acreditar no motivo da luta (no Pilão o que importa é ir à batalha, muitas vezes nem se sabe bem o motivo nem o porquê)

O companheiro: escolha os seus aliados e aprenda a lutar acompanhado, porque ninguém vence uma guerra sozinho (na batalha os meus aliados eram sempre os putos da 1ªcompanhia)

O tempo: uma luta no inverno é diferente de uma luta no verão; um bom guerreiro presta atenção ao momento certo de entrar no combate (faça chuva ou faça sol, quando o apito soa na noite da Récita, o combate começa)

O espaço: não se luta num desfiladeiro da mesma maneira que numa planície. Considere o que existe à sua volta, e a melhor maneira de mover-se (um campo de futebol só é um campo de batalha para o Mourinho)

A estratégia: o melhor guerreiro é aquele que planeia o seu combate (das duas uma, ou começas na frente, ou ficas para trás e esperas; de qualquer maneira acabas sempre por apanhar uma tareia)

Abraços Riscados

2 comentários:

Anónimo disse...

não é chuan, mas sim sun tzu - Marlon

Jasman disse...

Eu sou um homem de fé, sou do sporting..., os meu amigos, eles sabem quem são e sei com o que posso contar, O tempo... Sempre 22ºC em S. Miguel, o espaço é no Ogame, e a estratégia é simplesmente ser feliz!!!!