sábado, outubro 07, 2006

Um tributo a um Pilão


Quero deixar no blog, um tributo a mais um Pilão e amigo que conseguiu um feito até ao momento incomparável na Esgrima Portuguesa. Mostrando assim que existem poucos sítios no país onde formam pessoas a todos os níveis, tanto a carácter intelectual, como físicos. O “Cigano” é uma prova que se ele nunca tivesse vindo para o Pupilos do Exercito, que neste momento não estaria a festejar tal feito…
Para além ter conseguido terminar o Curso Superior de Engenharia Electrotécnica no IMPE. Desde que entrou para o Pilão com 10 anos e começou a treinar esgrima, viu também os frutos de tal dedicação por um desporto, serem agora alcançados. Claro, com a ajuda do seu treinador “Gato”, também ex aluno Hélder Alves, e também com a ajuda do seu clube Associação dos Pupilos do Exercito. Desde já quero emendar a jornalista, Vanda Ladeiras do Jornal a Bola, no dia 3 Outubro, onde dizia que o seu clube era Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar.


A pergunta que faço aos responsáveis pela situação critica que se encontra o Pilão e a todos os portugueses;
Será que escolas como o IMPE, onde aos longos de todo o tempo de existência formaram alunos que prestigiaram o país em varias áreas, não tenham o direito de ser dignamente subsidiadas pelo estado?
Será que os portugueses não estam dispostos a pagar as escolas que lhe dêem garantias de uma boa formação a futuras gerações?

Não acredito que a maioria dos portugueses não goste de cada vez mais exista um reconhecimento mundial do nosso valor. Para que isso aconteça cada vez mais, escolas como a nossa tem de continuar abertas para formar campeões…

Aqui fica um tributo do Saco riscado, com uma pequena recolha de notícias sobre o Joaquim Videira. E uma lição de vida, na qual todos os pilões sabem, que Querer é Poder. Por isso, apesar ter fechado as inscrições para o 5 ano e para o Ensino Superior no IMPE, sabemos que quando Queremos algo, Podemos sempre alcançar os nossos objectivos.

“Melhor prestação de sempre nos mundiais de esgrima

A selecção portuguesa obteve a sua melhor prestação de sempre em mundiais de esgrima, sublinhou ontem à Lusa o presidente da Federação Portuguesa da modalidade (FPE), Frederico Valarinho.
“Mesmo que Portugal não tivesse alcançado a medalha de prata na espada através de Joaquim Videira, esta seria claramente a melhor prestação de sempre, já que, dos nove atiradores presentes, oito ultrapassaram a fase de poule”, disse Frederico Valarinho.O dirigente da FPE realçou que a presença nos quadros de 64 dos atletas lusos é ainda mais relevante, porque é nesta fase que entram os principais atiradores, que ficaram isentos das fases de “poule”.
Para Frederico Valarinho, a medalha de prata de Joaquim Videira veio tornar tudo “mais impressionante”, mas chamou a atenção que o resultado alcançado por aquele atirador não é um reflexo do nível actual da esgrima portuguesa, mas sim “um trabalho extraordinário de um atleta e do seu treinador”.
“O Joaquim Videira e o seu treinador (o major Hélder Alves) acreditaram e prepararam-se para a competição, mas a FPE teve pouca influência nesse trabalho e não pôde dar o apoio devido”, frisou Frederico Valarinho.
O presidente da FPE, apesar de reconhecer que há ainda muito trabalho pela frente, mostrou-se satisfeito pelos resultados obtidos, “prova óbvia que se trabalhou bem e de forma organizada e de que é possível concretizar sonhos”.
“O que pretendemos agora é que muitas pessoas reconheçam que a esgrima existe. Há empresas que dão patrocínio às modalidades mais mediáticas e que deviam dar mais atenção às outras, enquanto a comunicação social deveria reconhecer atletas e projectos que mereçam atenção”, disse Frederico Valarinho.”

Rádio Renascença - Bola Branca (02/10/2006)

Videira é vice - campeão Mundial



O atirador Joaquim Videira tornou-se o primeiro português a sagrar-se vice-campeão mundial de esgrima, ao perder (6 -5) a final de espada masculina com o chinês Lei Wang, nos campeonatos que decorrem em Turim (Itália).
Videira chegou ao final dos três tempos do confronto empatado 5-5 com o atirador chinês, considerado claro favorito à conquista do título, mas não resistiu ao ataque decidido de Wang no desempate, baqueando por 6-5.
Apesar da derrota sofrida na final de espada masculina, Videira obteve o melhor resultado de sempre de um atirador português em Campeonatos do Mundo de esgrima, contabilizadas todas as especialidades.”
LFA

Esgrima: Joaquim Videira: «Serei o mesmo»


O novo herói do desporto nacional chegou ontem a Portugal após uma viagem que teve duas escalas (Madrid e Lisboa), entre Turim e Porto. Joaquim Videira, acompanhado pelo presidente da FPE, Frederico Valarinho, e pelo seu treinador, o major Hélder Alves, e enquanto fazia o check in no Aeroporto da Portela para a Cidade Invicta, recebeu logo os primeiros aplausos e parabéns de amigos e colegas.“Estou muito feliz, esta medalha é o princípio de um caminho que espere que termine nos Jogos Olímpicos de Pequim. Eu e o meu treinador estamos a delinear o caminho para lá chegar”, confessou o jovem de Viseu que, em Turim deu à esgrima portuguesa a primeira medalha em Mundiais ao conquistar a prata em espada. Nada, porém, que tire o sono ao estudante de Engenharia Electrónica, apesar de o telefone não ter parado de tocar. “As pessoas que me conhecem mandaram-me mensagens. Os jornalistas, esses, é que me ligaram mais. Reconheço, agora, que posso ser mais conhecido, mas não sinto qualquer pressão. Continuarei a ser o mesmo, a fazer o que sempre fiz.”
Mais informação na edição impressa de Record

6 comentários:

Anónimo disse...

É jacaré?...

Marco disse...

É de mérito.
Acho que o Cigano já merecia à muito a medalha, talvez até mais.

Quero ver o que a APE vai fazer em relação a isto.
Para quem não saiba o Cigano deixou a equipa da APE porque eles não lhe deram o minimo apoio.

É triste dizer... mas é a associação que temos.

Parabéns CIgano

Anónimo disse...

Sim é verdade.... é a APE que temos.
Mas quantos de nós fazemos alguma coisa para que ela melhore?
Quantos de nós somos sócios?
Quantos de nós sócios paga mos as cotas?
E já agora Seco, tu que foste ilustre na Orientação do IMPE, lanço te o seguinte desafio.
Dispõe de um pouco do teu tempo, e forma uma equipa de orientação com as cores da APE.
Atletas não nós faltam.
E o apoio que precisares faço dele a minha prioridade.
Esta lançado o desafio, vamos ver se queres mudar a associação que temos.
Se todos soprar mos um pouco, o barco à vela que somos, chega a bom porto.
Abraço
Pedras 1/93

Jasman disse...

o cigano joga pela equipa da AAACM!

sim é verdade! mas antes de crucificarem o rapaz tentem saber a história primeiro!!

Sim pedras a APE tem aspectos bons mas o que fez ao cigano não se faz, nem sequer a um cão!!!

Mas uma vez dou os meus sinceros parabens ao Cigano!!!

Anónimo disse...

Não contesto, alias não estava cá na altura em que ele se mudou para o valmilhaços se não me engano.
Mas se há alguem que têm que impedir que isso volte a acontecer somos nós ex alunos, ao criar condições para a pratica do desporto na associação.
Já agora ó jasmin, tu ate ke podias fundar ai o nucleo dos açores.... tu o teu irmao o charangas e mais uns kuantos que depois te digo...
Mais um desafio.... Pode ser que se arranje mais socios e mais condições para não haver mais Dossier Mateus/cigano

Anónimo disse...

Concordo com jasmam!!!

Acho que a Ape esteve mal..Em relação a ele estar AAACM, é verdade ele esta lá,afinal eu é que estava mal...

Mas sinceramente perfiro que ele esteja lá do que noutra equipe.. que nem sequer esteja indirectamente ligado ao IMPE.. e mais, prova que afinal temos muito valor e respeitam nos muito...

E nesta altura, toda ajuda é boa..
e as 3 instituições devem se ajudar e defender as suas filosofia de ensino que sao bem diferente mas tambem semelhantes...