segunda-feira, junho 19, 2006

Boa noticias para recém licenciados… Ou não!

A GM Europa admitiu recentemente o encerramento da fábrica da Azambuja, fundada em 1963, com base nos preços de produção elevados, em comparação com as congéneres europeias. Segundo a imprensa alemã, o encerramento poderá ocorrer já no final de Outubro.” Fonte: Lusa

Este blog para quem não sabe, foi fundado com o nome de Saco de roupa suja visto que era nome com propósito de estar ligado a um espaço de, digamos “ lavar roupa suja” ou seja exprimir o nosso sentimentos positivos ou negativos em relação a tudo o que nos rodeia, e é isso que vou fazer…

Antes de começar a explicar aquilo que me levou a escrever quero deixar o meu apreço a todos a trabalhadores que vão ser despedidos, da GM.

Escolhi este tema em primeiro lugar deixa me com alguma preocupação, devido a estar indirectamente ligado ao meu futuro e a todos os engenheiros e são só. Mas também para expressar a minha discordância em relação a alguns pontos do post do dentes, em relação ao tipo de greves em Portugal.

Seco:

Se tu fosses engenheiro da GM na Azambuja, recursos humanos por exemplo, como justificarias a famílias completas, que dedicaram toda a sua vida aquela empresa, que apesar de ter existido um aumento de produção de cerca de 25% em relação ao ultimo ano. A empresa tem de fechar e vão ter ir para a rua. Dirias “Pá pessoal trabalhem ai ainda mais, porque se trabalharmos mais não vamos para a rua”. Eles mandavam te aquele sitio, sabes…

Sei que não é com greves a pedir salários até 2009, como eles pensam fazer que vão lá, mas o caso da China nunca se poderá aplicar em Portugal. A China tem uma população enorme, e tem salários muito baixo, por exemplo o ordenado para 10 milhões de soldados da China é de 10 euros/soldado. Os chineses sabem se fizerem paralizações de empresas para além de perderem o emprego são capazes de ir parar à prisão. A china nunca poderá ser um bom exemplo, não é uns país livre como os países europeus. Apesar de achar também muito conveniente uma greve entre feriados, o problema está na mentalidade da sociedade Portuguesa. Uma mentalidade individualista, pouco trabalhadora, e boémia. Por exemplo no tempo dos descobrimentos após isso, a sociedade viveu à conta disso e não evoluiu. Na obstante, aprenderam com os deputados da Assembleia Nacional, na qual deveriam ser um exemplo da sociedade, e não são.

Tanto eu como tu seco, ambos somos sociais-democratas, e como tal numa democracia temos de ouvir e conhecer todas as partes envolvidas e não tomar partido da primeira de temos conhecimento.

Contudo penso que tu e quase toda a gente me deve dar razão, em relação ao problema destes trabalhadores da GM. O problema desta fábrica não está nos trabalhadores fazerem a greve como estam a fazer ou deveriam trabalhar mais e sobrelotar os stocks. O problema nesta empresa é a sua gestão está a ser incompatível com a evolução da mão-de-obra Portuguesa. Isto é, a multinacional GM teve um defic maior que o defic de Portugal. Devido a má gestão desta empresa e por isso afectamos indirectamente devido ao não desenvolvimento da União Europeia, e directamente com fecho de fabricas, não só em Portugal mas por toda a Europa. Com o aumento qualidade da nossa mão-de-obra e com alargamento da União Europeia, muitas multinacionais deixaram o pais e foram á procura de mão-de-obra mais barata para assim poderem taparem os buracos dos gestores. Mais de 50 Multinacionais deixaram o nosso país nestes últimos anos. Penso que isto é o preço que o nosso país está a pagar devido á nossa evolução, por termos uma economia bastaste débil e por acharmos que o produto nacional é pior que internacional.

Para finalizar apesar desemprego neste ultimo mês ter descido, não ante vejo grande melhoria no futuro. Porém desejo a todos aqueles que estam a procurar emprego ou que acabaram os estudos e vão começar a trabalhar, por exemplo tu Seco, e Roferto (o Pedras não sei J se é finalista), muita sorte. Como são ex alunos do Pupilos do Exercito, não tem duvidas que com vossa capacidade de entre ajuda, espírito trabalhador, e humildade característica do nosso Instituto que se vão safar muito bem.

Quem sabe se quando formos Presidentes ou Directores não vamos mudar algumas coisas! Ou isto não passe de mais uma vontade de mudar o mundo, enquanto somos jovens.

Tenho dito.


4 comentários:

Marco disse...

Tens razão...
Tens razão...
ent...ent... Nélson a presidente.

Não sei como diria aos trabalhadores que iam ser despedidos, talvez começasse por:
"-VAMOS ser despedidos..."

Portugal não é realmente como a China...
Ufa...
Depois do Santana Lopes só nos faltava as semelhanças á China para regredirmos ainda mais.

Concordo plenamento com as greves, sõ demonstram um país livre e com vontade de evolução.
Mas greves a meio de feriados é que por mais bem intencionadas... deixam muito a desejar.

P.S.- Eu sou COMUNISTA

Jasman disse...

Azambuja.... Nem tudo o que vem da Azambuja é bom!

Tenho familia na Fabrica da GM em Azambuja, e posso dizer que este ultimo ano a fabrica produziu 72000 automoveis quando só tem capacidade para produzir 60000 viaturas. Estão completamente a arrebentar com as maquininhas!

Nelson deixa de politiquices e não te armes em Durão Barroso, comuna na juventude e depois merdas no PSD!

O meu chefe foi ministro das estradas e transportes nos açores!

Abraços açoreanos para todos!!!

Marco disse...

Amadora de dia parece Angola de noite.
Amadora de noite para Bagdade de dia.
Tenho dito
Tenho medo

Anónimo disse...

Já pensas te em juntares te às muitas "J's" que por ai andam?
Ou em enviar esse post ao Prof. Aníbal?
Ou em organizares umas conferências do casino em tua casa, para anos mais tarde comandares de la tipo Otelo...
Conversas de café é na Revolta dos Pastéis de Nata na Tv2.
Pedras