quarta-feira, junho 21, 2006

Dia 24 Junho, baile do IMPE!

Próximo sábado, apareçam será no situo do costume.


A um ano atrás sensivelmente, estava eu num estado de espírito muito positivo e único, não por ser mais um baile de verão, mas sim porque iria ser o nosso jantar de finalistas. Para mim e para mais alguns finalistas, como por exemplo Coelho, penso que o Jasmim também, aquele momento iria ser bastante importante por ser o ultimo e principalmente porque era a bênção das nossas fitas e o nosso jantar de finalistas. A cerimónia que pouca importância é dada e que até o Director estava presente por obrigação, para nós era o momento da nossa despedida, era a única cerimónia dedicada a nós. Para alguns educadores que estavam tão entusiasmados como os finalistas, para eles era o reconhecimento que o objectivo deles estava mais um ano cumprido, tinham formado mais uma geração de Pilões para esta nova etapa das nossas vidas.

Eu e mais 290/92 – Coelho, (gordo) se leres isto mando te um abraço temos de combinar uma jantarada. Se calhar por sermos os alunos mais velhos na altura, (apesar de não andarmos a divulgar aos putos como alguns, sim Pedras, Porfírio e mais outro que a meu ver nem vale a pena que eu escreva o nome dele aqui), estávamos tão agradecidos e comovidos, (também por causa do espumante), que fizemos questão de ir a todas as secções e cumprimentar todas as pessoas que organizarão e fizeram a festa. Ou seja fomos agradecer a todas as pessoas que durante todos os anos que lá andamos, nos ajudaram, educaram, formara-nos no que hoje somos, em suma queríamos agradecer a todos que ajudam o Pilão a ser pouco melhor. Afinal a meu ver, alguns que ainda lá trabalham, que também fazem parte das nossas memórias, fazem parte do Pilão.

Agora que estou no lado de fora e estou a fazer fitas para finalistas deste ano desejo que o vosso jantar seja tão marcante como o meu foi para mim. E espero que todos se sintam felizes por estar no final, e que se sintam que de uma maneira ou de outra tenham contribuído para o bom-nome do Instituto, tirando boas notas ou estando ligado directamente à educação das novas gerações.

Aos finalistas do Pilão deste ano, que estejam a ler este artigo, os meus sinceros parabéns.

Contudo este ano, o meu estado de espírito é completamente o inverso. Situo me bastante triste, preocupado e frustrado por sentir que cada vez esta mais difícil a melhoria do Pilão. Sabemos que o Pilão não anda bem, alias nesta ultima década tem sido bastante acentuado o declínio do Pilão.

Neste 25 de Maio, apesar de ser o 95º do Pilão, o momento foi de pouca festa. O director, num momento, estava a honrar o fundador, General Correria Barreto, com uma coroa de flores, honrando-o pelo seu belo projecto que foi a criação desta “Casa tão bela e tão Ridente”, mostrando a sua admiração por valores tão nobres que levaram a sua criação. Logo a seguir anunciou o encerramento dos Cursos Superiores e as inscrições para o 5º e 6º anos, mostrando a sua total indiferença para um encerramento prologando em 6 anos. A meu ver, tanto é ele culpado como os antigos directores que estavam sentados ao lado dele na tribuna, todos tem a sua culpa pela má gestão dos orçamentos.


A esperança ainda não morreu, por isso as únicas pessoas que podem fazer ainda alguma coisa são aquelas que se identificam com aquela Casa, quem melhor que a APE. Apesar de ter existido varias propostas, de ex. Alunos credíveis, na assembleia-geral de qual a politica a seguir pela associação, porém fiquei com a ideia, que houve ali um conforto de ideais de varias gerações (décadas 40/50, 50/60 e 70/80) mas sem pouco conhecimento real das consequenciais que instabilidade desde últimos anos, está a fazer a todos os alunos. A APE tem muito que fazer e poucos a fazer e, isso foi notório na assembleia, mas mesmo assim poucos apelos existiram á uniam de todos os ex. Alunos.

As ideias existem, mas objectivas e concretas muito poucas. O verdadeiro problema da APE é não conseguir pôr em pratica todos os seus planos foi aquilo que não se falou naquela assembleia. Ou seja, como é que a APE conseguirá interferir directamente com a Direcção. Quando isso acontecer tenho a certeza que o Pilão vai melhorar muito. Essa é a grande diferença da nossa associação, para a associação dos carneiros, na qual temos conhecimento que o que eles querem a direcção do CM faz (ponto final). Este problema da APE, só será revolvido quando todos os Pilões que se gostam daquela Casa se juntarem e com os seus “conhecimentos “ em cargo de chefia, exercerem uma pressão no sentido de alcançar os objectivos.

Bem sei que grande maioria dos ex alunos gostam do Pilão, mas também sei que sempre foram habituados a fazer o menos possível e a delegar as preocupações para os “chefes dos anos “. Nós fomos educados na lei do menor esforço, onde o comandante de Batalhão e Adjuntos eram nomeados por todos e eles e que façam tudo, para o resto não se preocupar com nada, nem mesmo com o fazer a sua cama, Pá tudo faz me a cama;

Pá puto, engraxa os meus sapatos;
Pá puto, passa me aquilo a computador;
Pá puto, arruma me o quarto;
Puto amanha, acorda me ao 12 para almoçar, -Mas eu tenho aulas! Sou mais velho. Mete os cornos.

Se isso acontecia quando eram alunos porque razão iriam agora ser menos desleixados com o Pilão. Para que exista mais uniam na APE, porque não reunir um, dois ou mais representantes de um ano ou mais anos, ou representante de um grupo de amigo Pilões, e quando for necessário reunir esses representantes. E os representantes iriam transmitir aos outros. Ou seja, quando necessário existiriam um grande número de Pilões ajudar e a APE teria nos representantes uma mais valia na resolução de problemas concretos.

Sinceramente, devia é deixar ressacar e deixar aqui a minha gratidão pelo que bem ou menos bem conseguido que a APE está a fazer e a todas a pessoas envolvidas. Pelo menos eles representam o que será o melhor para o Pilão para eles, e para a gerações que eles representação. Eu e a minha geração na qual diz “ não ter nada que lutar”, muito pouco fez em concreto, a não se participar e apoiar. Apesar de ser um pouco parcial, o mais representativo da minha geração foi a “Proposta de Complemento ao Projecto de Reenquadramento Estratégico para o IMPE apresentado pela APE” apresentado pelo Pedro Azevedo, onde desde já se estiveres a ler isto mando te um abraço e haver se combinamos uma jantarada um dia destes. Para quem leio com alguma atenção todas as propostas, penso que deveram concordar comigo, apesar de não concordar com alguns pormenores, mas isso poderá ser discutido e melhor explicado num encontro.

Apesar de serem poucos os que deram ao trabalho de ler o que escrevi, muito poucos iram ler até ao final. A razão que me levou a fazer este post foi para alertar que o Baile de Verão no IMPE, poderá ser uma boa altura para: saudar os finalistas deste ano, rever velhas amizades, reunir ex alunos, verificar a realidade do Pilão, matar saudades de vários anos de Casa, ou seja, fazer quase tudo aquilo estive a falar neste post.


Por isso não se esqueçam,

Dia 24 Junho, baile do IMPE!

5 comentários:

Marco disse...

É com enorme dor que sinto que o final do pilão se aproxima.

"Vida eterna ao Pilão"...Apetece-me gritar. Mas julgo que aqueles que podem realmente fazer alguma coisa estão surdos.

A verdade é mesmo essa Nélson, todos juntos podiamos fazer alguma coisa.

É Jacaré???

Anónimo disse...

Eu li até ao final...
e desculpa ai se eu dizia ke era dos gajos mais velhos do pilão na altura. Mas ou estava muito equivocado ou tinha mesmo razão.
Já pareces o Fraga... nas tuas deambulações...
Os problemas ja estão diagnosticados há quase uma década (de 98 sei eu), e no entanto essa malta a ke te referes com carinho "Pilões", desde então..... caputz...
Espero então ke apareça o D.Sebastião numa manha de nevoeiro...
Pedras

Jasman disse...

tinhas razão????? Pedras, sero gaijo mais velho no IMPE não é bom!!! Principalmente quando se chumba não sei quantos anos!!!

Anónimo disse...

o que é que tu sabes ke é bom ou deixa de ser.
tu gostas do sporting... é bom?
gostas da tua gaja... é bom?
gostas do teu carro é bom?
gostas da esquerda... é bom?
achas o sporting o melhor do mundo... tens razão???
amas a tua gaja tens razãoo teu carro nao falha tens razão?
tb chumbas te tens razão?
a esquerda tem razão?
o que é ter razão?
dormes melhor se tiveres razão e se nao tiveres ke fazes?
e se a razão nao existisse?
tinhas alguma coisa pa dizer....

Jasman disse...

e se o rei fosse nu?
e se as calças rio grande existissem mesmo?
e se as botas panzer tb existissem?
e se deixasse de ser calão e marrases para bazar do pilão que o teu tempo já passou!
E se eu nem te desse conversa, pois tu achas que és o unico que tem razão quando toda as pessoas veem que estás mal e aconselham-te em contrário.

Quando eu disse se tinhas razão foi sobre o seguinte...

desculpa ai se eu dizia ke era dos gajos mais velhos do pilão na altura. Mas ou estava muito equivocado ou tinha mesmo razão.

Tavas equivocado, logo não tinhas razão!

Ah e eu não quero ter razão, porque é sinal que eu estou errado e que tu não andas a fazer de propostio para chumbar