quarta-feira, janeiro 05, 2005

Cinema

Como prometido no ano passado, vou aqui deixar a minha opinião acerca de 4 filmes actualmente no cinema. Vou fazer uma breve apreciação, não vá correr o risco de tornar o blog repetitivo visto o meu amigo Vidros já ter falado no assunto.

Alexandre, O Grande: foi um filme que me decepcionou bastante. Ponto final. As partes de acção do filme são passadas a 200 à hora e ficamos com aquela ideia que não percebemos muito bem como é que cada figurante morre, enquanto que o resto do filme desenrola-se ao passo de caracol, num tédio exasperante resultante de um realizador que tenta esticar ao máximo o filme de modo a que este chegue às 3h (2h57 para ser exacto). Devo confessar que o Oliver Stone não é propriamente o meu realizador de eleição, à parte dos seus problemas com a droga, penso que esteve muito aquém da qualidade de outros filmes já por si realizados (JFK, Nascido a 4 de Julho, Nixon e Platoon, também participou em Scarface mas apenas como director de imagem).

Caçadores de Mentes: Um bom filme para quem gosta da falsa sensação de saber quem é o assassino misterioso. Penso que o filme só peca em 3 casos: o facto de existir uma ilha própria para o treino de agentes especiais (duvido que tal exista na realidade), a colocação de Val Kilmer como cabeça de cartaz (a sua actuação no filme é muito reduzida) e a designação de filme de Terror (à parte de ver o Val Kilmer enforcado, e não é bonito, penso que os gatos mortos não constituem motivo de terror, basta viajar pelas estradas nacionais para perceber porquê..; a meu ver a designação correcta era Thriller).

Lemony Snicket, Uma Série de Desgraças: um filme muito bom baseado nos livros de Terror com o mesmo nome do filme, livros que não obtiveram sucesso em Portugal apesar da venda de 18 milhões por todo o Mundo e em que o seu escritor permanece desconhecido (e por isso no filme, o narrador Jude Law nunca se mostra à luz). A construção dos cenários está simplesmente brilhante, criando aquele clima de uma inóspita escuridão envolvida em sombras. É também de realçar o papel desempenhado por Jim Carrey, o qual eu considero simplesmente assombroso (no bom sentido). O filme só tem um senão, a par de outros como o Senhor dos Anéis ou Harry Potter: o seu argumento provém de uma colecção de livros e por isso, muitos aspectos são postos de parte tendo em vista o tempo de rodagem, por isso não há nada como ler os livros. É também engraçado como os livros têm a designação de Terror, enquanto o filme ficou-se pela Fantasia, o qual eu considero mais verdadeiro.

O Tesouro: Um filme excepcional. A qualidade do argumento é realmente muito boa, tendo em consideração a actual preferência dos leitores por todo o País e também por todo o Mundo, penso que fazerem uma mistura de Código da Vinci com um Indiana Jones só poderia resultar num sucesso de bilheteira (lembro que este foi o filme mais visto nos States neste Natal..). A quantidade e a qualidade dos enigmas é fabulosa, para além do Salteador dos tempos modernos, Nicholas Cage, desempenhar um papel extraordinário fazendo-nos acreditar que tal história até poderia ter o seu Q de verdade. E é isso que nos faz acreditar que este foi um dos melhores filmes de Aventura/Acção produzidos no ano de 2004. Esperemos pelos Óscares, pode ser que venha algum parar à rede..

Próximo filme: Finding Neverland; ainda não vi, mas as expectativas estão muito elevadas, visto a crítica americana ter-lhe colocado o rótulo de filme do ano. A ver vamos..

Sem comentários: