domingo, janeiro 16, 2005

Contra Dicções

Muito se fala em Portugal da arbitragem, e toda a gente acha que a culpa é dos àrbitros. Diz-se que a arbitragem devia ser como em Inglaterra, em que o àrbitro deixa jogar beneficiando o espectáculo.

Mas isso é impossível em Portugal.

A meu ver, a culpa do anti-jogo provocado pelo árbitro deve-se em grande parte ao público que assiste ao jogo. Se por um lado todos acham que querem ver bom futebol e ver a bola sempre a rolar, por outro lado, ao mínimo toque que um jogador sofra toda a assistência se levanta em pé a pedir falta!! Então em que é que ficamos?

E não se trata apenas das vezes em que os jogadores se atiram literalmente pra piscina, também se protesta muito por cada fora-de-jogo assinalado (quer seja bem ou mal); quando existe algum desentendimento entre os jogadores, a multidão começa a entusiasmar-se (esquecendo que pagaram um bilhete pra ver futebol e não boxe..) e toda e qualquer situação alheia ao futebol é mais importante que o jogo em si (no final dos jogos não se discutem tácticas ou maus rendimentos, discutem-se àrbitros, fiscais-de-linha, 4ºs àrbitros, dirigentes, mulheres dos dirigentes, etc..).

Por mais que queiramos que o futebol em Portugal mude e passe a ser mais espectacular, não nos podemos esquecer que a primeira acção a fazer é mudar mentalidades e comportamentos. Porque ainda existe muita gente que só vai ao estádio pra mandar chouriçadas, como se fosse um vício que está no sangue.

Faz-me lembrar aquele filme "American Gigolo", em que o gajo conhece uma mulher que só se sente integrada na sociedade quando vai ao estádio, lembram-se?

2 comentários:

Anónimo disse...

O Mantorras é o meu novo Ídolo

Jasman disse...

a vida é um pormenor