domingo, janeiro 23, 2005

UNIVERSo de IDADES

Na minha opinião, penso que existem três tipos de estudantes universitários:

- Os que querem o Bacharelato;
- Os que querem a Licenciatura;
- Os que querem ser Engenheiros.

Os primeiros, e mais conhecidos entre nós, são aqueles que mal acabam o 3º ano começam de imediato a trabalhar. Os livros já foram arrumados num canto qualquer da arrecadação e as contas a fazer são outras. Esta classe representa o maior perigo para os outros tipos de estudantes e é escusado dizer porquê..

Os segundos, e o grupo onde me enquadro actualmente, são aqueles que já acabaram o bacharel mas que ainda esperam mais qualquer coisa. Para nós, a faculdade não é uma escola e sim um desafio que nos ensina a desenrascarmo-nos como pudermos; não importa perceber, o que importa é fazer cadeiras.

Os últimos, são realmente os últimos a sair da faculdade. Também querem ser licenciados como os segundos, mas com a diferença que querem perceber tudo aquilo que é dito nas aulas. É pessoal que se preocupa com a média (geralmente acima de 15/16), e que não se importa de ficar 8/9/10 anos na faculdade se pra esse fim ajudar.

Eu escolhi o segundo, e não me arrependo. Penso que os licenciados fazem-se Engenheiros a trabalhar e não a estudar.
E isso faz com que se reduza o tempo de inveja e cobiça em relação aos bacharéis (motas, refeições a 5€, gel pró cabelo, etc..), o que não é nada mau de se ver..

1 comentário:

Marco disse...

Tens toda a razão, não há melhor maneira de descrever o processo de aprendizagem por que estamos a passar. Para o maluco que troca moto por licenciatura... se me deixares dar uma volta ainda te ajudo em controlo de sistemas de resto...